Quais são as Diferenças entre Tribulus x Maca Peruana?

Utilizados na medicina popular a Maca Peruana e o Tribulus Terrestris possuem propriedades e ações diversificadas, uma delas é a capacidade de gerar o aumento da libido, que deu popularidade ao seu uso. 

Você tem dúvidas sobre essas substâncias? Confira as diferenças e suas possíveis combinações.

Tribulus Terrestris, o que é? 

Encontrada na região da Europa, Ásia, África e Oriente Médio, é utilizada há anos, principalmente pela medicina popular.

O Tribulus em pó é usado principalmente para ajudar no trato urinário, redução de inchaços e para melhoria do desempenho sexual, tanto em homens quanto em mulheres, é por isso que essa substância pode ser encontrada em produtos que aumentam a testosterona.

O Tribulus também possui a capacidade de ajudar no controle a pressão arterial, colesterol ruim alto e na prevenção de pedras nos rins. 

Estudos comprovaram que a dose recomendada da ingestão de tribulus são doses de 250 a 1.500 mg por dia, para o aumento da libido.

Já para regular o açúcar no sangue e auxiliar na prevenção do diabetes a dose máxima é de 1.000 mg por dia.

Alguns especialistas sugerem a dosagem de acordo com o peso, recomendam-se doses entre 10 a 20 mg, por quilo, por exemplo, se você pesa em torno de 80 kg, a dosagem é de 800 a 1.600 mg por dia.

O que é Maca Peruana?

Derivada da raiz de um vegetal natural da região da Cordilheira dos Andes, no Peru, sendo esse o motivo do seu nome Maca Peruana, tem sua ingestão realizada junto a alimentos, normalmente é diluído no café, achocolatados, shakes, sucos e smoothies.

No Peru também costumam ingeri-la inteira torrada, em sopas, misturar a farinha de aveia, como um vegetal e até mesmo a transformam em uma bebida fermentada, chamada de “maca chia”.

A medicina popular costuma usar a Maca Peruana para o aumento da energia, uma vez que em sua composição possui glucosinolatos, o responsável pelo sabor picante aos vegetais.

Essa substância também passou a ser utilizada na prevenção de doenças, como o câncer.

Apesar disso, o seu uso é popularmente associado à melhoria da disfunção erétil, aumento da libido, na ajuda contra a depressão, diminuição de queda de cabelo, ondas de calor corporal e outros sintomas derivados da menopausa.

Pesquisas comprovam que a quantidade a qual deve-se ingerir dessa raiz é de 1,5 a 5 gramas por dia, através das suas cápsulas, que são encontradas com uma concentração de 500mg ou através do líquido extraído, mas é muito importante que as orientações descritas nos rótulos dos produtos sejam seguidas. 

Efeitos colaterais 

O Tribulus é capaz de causar elevação na frequência cardíaca e inquietação, essa substância pode causar o aumento da próstata, desta forma homens com hipertrofia prostática benigna ou câncer de próstata devem evitar o consumo dessa erva.

Uma vez que a Maca Peruana, apesar de ser considerada segura, também pode interferir na função da glândula tireóide, devendo ser evitada caso possua alguma alteração encontrada na glândula, como deve ser evitado também por grávidas e lactantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*