A Celesc é a união das empresas de energia espalhadas por Santa Catarina feita pelo Governo do Estado, entre as décadas de 1950 e 1980.
Dessa forma criou-se um grande centro de comunicação para uma união na distribuição de energia elétrica desde 1955.
A sede da empresa fica em Florianópolis, possuindo 16 regionais nas principais cidades do estado.
Ela fornece energia, através de 12 usinas hidrelétricas, com capacidade de aproximadamente 83 MW em 4.000 km de linhas de transmissão com 150.000 km de rede.
Na Celesc, o Estado possui mais de 50,2% das ações da empresa, enquanto as ações preferenciais são comercializadas pela Bovespa.
Trajetória da Celesc
Antes de 1950, as necessidades energéticas do estado de Santa Catarina eram feitas por pequenos e médios sistemas elétricos ligados a regiões, em sua maioria, de empresas privadas, sendo que em alguns lugares, já possuíam iluminação pública.
As usinas hidrelétricas foram uma grande mudança na substituição de pequenos geradores mantidos pelos imigrantes que chegaram na virada do século. Isso ajudou a desenvolver a indústria catarinense.
Nesse período, as usinas regionais tornaram-se insuficientes para corresponder à grande demanda de energia elétrica de Santa Catarina e do País.
Para melhorar a infraestrutura, o governo catarinense decidiu criar de uma empresa que possuísse uma política única.
Foi, assim, que em 9 de dezembro de 1955, nasceu as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
O objetivo era planejar, construir e explorar todas as formas para a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica.
No começo, apenas 16 municípios faziam parte da Celesc, como Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra.
A empresa foi criada em 9 de dezembro de 1955, no início do ano seguinte foi designado o Júlio Coelho de Souza como o primeiro presidente da empresa e a efetivação da Empresa por Assembleia Geral.
Em 1962, a Celesc já fornecia energia elétrica para as principais 39 cidades de Santa Catarina, a partir do ano de 1963 foram somadas as últimas subsidiárias como a Luz São Francisco S.A.
Ao longo dos anos de existência, a Celesc se tornou uma das maiores empresas fornecedoras de energia elétrica do Brasil.
Em 2006, passou a ter duas subsidiárias integrais: a Celesc Geração S.A. e a Celesc Distribuição S.A. e participando de empresas como a DFESA e ECTE.
Fornecimento de energia da Celesc no campo
A Celesc começou o fornecimento de energia na zona rural em 1977, com o primeiro programa de atendimento às famílias camponesas, sendo feito posteriormente o Comunitário Rural, Equivalência de Grãos, PRONI, Viva Luz, Luz no Campo e Luz para Todos. Foram construídas mais de mil quilômetros de redes em 30 anos.
Hoje, os catarinenses contam com o Programa de Universalização do uso da Energia Elétrica. Este sistema leva o fornecimento para todas as áreas do estado.
Nas últimas décadas, a empresa exerceu o compromisso com o desenvolvimento do estado de Santa Catarina, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina – ERUSC para melhorar o fornecimento de eletricidade, avançando com descentralização do atendimento.
Serviços Celesc
Atualmente, a Celesc conta com atendimento ágil e especializado que pode ser solicitado online, através do site da companhia. A página oficial da empresa também disponibiliza outras opções de serviços, como segunda via Celesc, consulta de contas, religar ou desligar uma unidade, parcelamento de contas, entre outros.
Deixe um comentário